Antífona de entrada
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
Quando chamar por Mim nas suas tribulações,
Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.
Oração colecta
Deus de clemência e de reconciliação, que dais aos homens dias propícios de salvação e de graça, para que todos Vos reconheçam como seu Criador e Pai, ajudai-nos benignamente (neste tempo favorável), de modo que, acolhendo de coração sincero a vossa palavra de paz, colaboremos no desígnio da vossa vontade para renovar todas as coisas em Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ou: (especialmente no Tempo Pascal)
Deus, fonte da verdadeira liberdade, que na vossa infinita misericórdia quereis fazer de todos os homens um só povo, livre de toda a escravidão, (e nos concedeis este tempo de graça e de bênção), fazei que a Igreja alcance maior liberdade de acção, para que se manifeste mais claramente ao mundo como sacramento de salvação universal e revele e realize entre os homens o mistério do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Lembrai-Vos, Senhor, de que o vosso Filho, nossa paz e reconciliação, tirou o pecado do mundo pelo seu Sangue e, olhando benignamente para os dons da vossa Igreja, concedei que (celebrando com alegria este ano de graça) possamos levar a todos os homens a liberdade que Cristo nos conquistou. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
(Pode dizer-se uma das Orações Eucarísticas da Reconciliação.)
Antífona de Comunhão
Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor.
Ou:
Pedi e recebereis, diz o Senhor,
para que a vossa alegria seja perfeita.
Oração depois da Comunhão
Senhor, que nos fortalecestes com o Corpo e Sangue do vosso Filho, fazei que este sacramento de unidade aumente em nossos corações o vosso espírito de amor e nos torne eficazes promotores da vossa paz. Por Cristo, Nosso Senhor.